quarta-feira, 12 de março de 2008

Dia Mundial da Saude de 2008: proteger a saude contra as mudanças climatericas

O Dia Mundial das Saúde, que é omemorado a 7 Abril, assinala a data de fundação da Organização Mundial da Saúde e é uma oportunidade para atrair as atenções mundias para um assunto de primordial importância para a saúde global todos os anos. Em 2008, o Dia Mundial da Saúde é dedicado à necessidade de protecção da saúde contra os efeitos adversos provocados pelas aterações climatéricas.

O tema “proteger a saúde contra as alterações climatéricas” coloca a saúde no centro do debate global sobre as alterações climatéricas. A OMS seleccionou estes tema por reconhecer que as alterações climatéricas se encontram a colocar crescentes ameaças à segurança da saúde pública a nível global.

Através do reforço da colaboração, a comunidade global estará melhor preparada para dar resposta aos problemas de saúde relacionados com o clima a nível mundias. Aguns exemplos deste tipo de intervenções colaborativas são: o fortalecimento da vigilância e controlo das doenças infecciosas, assegurando uma utilização mais segura das cada vez mais escassas reservas de água potável, e a coordenação de intervenções de saúde em situações de emergência.

Fonte: OMS (www.who.int)

Sem comentários: