sábado, 8 de março de 2008

Ordem reuniu com Jose Socrates

A Ordem dos Enfermeiros reuniu no passado dia 7 de Março com o Primeiro-Ministro

Das questões prementes de resolução imediata que lhe foram apresentadas, o Senhor Primeiro-Ministro assumiu o compromisso de que vai reforçar as dotações de profissionais - nomeadamente enfermeiros - de acordo com as necessidades dos serviços de saúde, bem como impedir que jovens enfermeiros fiquem no desemprego.

O Senhor Primeiro-Ministro também reconheceu que equipas multidisciplinares não podem funcionar adequadamente se os critérios para atribuição de incentivos não forem semelhantes para os vários profissionais envolvidos.
No caso concreto das Unidades de Saúde Familiar, a OE considera que a proposta de legislação anteriormente avançada pela tutela é discriminatória. Tendo a Ordem dos Enfermeiros chamado a atenção do Chefe de Governo para esse facto, o Senhor Primeiro-Ministro afiançou que este processo não será encerrado enquanto não se considerar o contributo da Ordem nesta matéria. Assim sendo, a OE irá enviar, o mais tardar na próxima segunda-feira, um documento à Dr.ª Ana Jorge, onde defenderá que os critérios para atribuição de incentivos aos enfermeiros que exercem nas Unidades de Saúde Familiar devem ser os mesmos dos adoptados para os médicos.

No que diz respeito à adequação do ensino de Enfermagem ao processo de Bolonha, o Senhor Primeiro-Ministro garantiu que vai solicitar a marcação, a curto prazo, de uma audiência entre a OE e o Prof. Mariano Gago, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, algo que a Ordem aguarda há já algum tempo.

Fonte: Ordem dos Enfermeiros (www.ordemenfermeiros.pt)

Sem comentários: