sexta-feira, 7 de março de 2008

Formaçao de Enfermeiros, sim ou nao?

Fórum mundial exige medidas urgentes para colmatar a crise de escassez de trabalhadores da saúde

O primeiro fórum mundial sobre Recursos Humanos da Saúde exigiu a implementação imediata de medidas sustentadas para resolver a escassez dramática de trabalhadores da saúde no mundo inteiro e definiu as medidas essenciais que devem ser implementadas durante a próxima década para inverter a actual tendência.

Os participantes recomendaram aos países que assumam uma prioridade absoluta no que concerne à formação e admissão de pessoal de saúde em número suficiente no seu próprio país, e para que sejam fornecidos incentivos adequados, e melhores condições de trabalho para garantirem a captação de profissionais de saúde. Apela às instituições financeiras de cariz regional e internacional para restringirem os constrangimentos nesta área, em particular no que concerne a tectos de admissão de pessoal de saúde, e recomenda à OMS que acelere as negociações no sentido da criação de um código de conduta internacional para o recrutamento de profissionais de saúde.

A OMS estima que, no mundo, sejam necessários mais de 4 milhões de trabalhadores da saúde do que aqueles que existem e que, em 57 países, esta escassez seja dramática. A África Sub-Saariana será particularmente afectada por esta crise, já que segundo a OMS, só nesta região é preciso um milhão de trabalhadores da saúde.

Fonte: OMS (www.who.int)

Sem comentários: